Oftalmologia

Retinopatia da Prematuridade

Descrita há mais de 50 anos, a doença conhecida como Retinopatia da Prematuridade (ROP) é uma das maiores causas de cegueira infantil nos países desenvolvidos e que apresentam baixa taxa de mortalidade entre nascidos prematuros. Mais recentemente, devido à maior oferta de hospitais habilitados ao atendimento de gestantes de risco e pela melhora na qualidade assistencial prestada ao bebê nascido prematuro, houve um grande aumento na sobrevivência entre nascidos prematuros de baixo peso também nos países em desenvolvimento, dentre os quais se situa o Brasil. Esse fato tem repercutido com um grande aumento na incidência da doença também nos países de economia ascendente na America Latina, Ásia e, também, no Leste Europeu.

O surgimento da Retinopatia da Prematuridade ocorre em função da interrupção do processo natural da formação dos vasos da retina quando o bebê nasce prematuro. Sob influência de diversos fatores naturais, a retina parcialmente desenvolvida pode sofrer sangramentos e mais gravemente, a doença pode levar a um descolamento da retina. Se não tratada oportunamente, a retinopatia da prematuridade pode levar à cegueira irreversível.

A diminuição da incidência de cegueira por ROP se consegue com a implantação de programas de triagem oftalmológica nos berçários em todos os pacientes nascidos no grupo de risco para a doença. Estes programas permitem identificar e tratar oportunamente todas as crianças que desenvolvem as formas graves da doença.

No Brasil, todos os bebês nascidos prematuros e com peso de nascimento igual ou menor do que 1.500 gramas ou com idade gestacional igual ou menor do que 32 semanas devem ser rotineiramente examinados por oftalmologistas para que se possa diagnosticar a ocorrência da ROP ainda em tempo hábil para o adequado tratamento com laser. O exame, por suas particularidades, deve ser realizado por um oftalmologista qualificado para prestar este tipo de atendimento aos pequeninos prematuros, de maneira confortável e segura.

Catarata

A catarata é uma opacificação do cristalino, a lente natural do olho. Esta opacidade pode ser congênita (em bebês), pode ser traumática (após algum acidente envolvendo a face ou os olhos), mas comumente trata-se de catarata senil - relacionada ao envelhecimento ocular, sendo este um processo natural. 

O tratamento da catarata é cirúrgico. Atualmente a cirurgia de catarata é um procedimento que envolve alta tecnologia e muito seguro. O procedimento mais comum para remover a catarata é conhecido como Facoemulsificação, e após esse procedimento, ainda no mesmo ato cirúrgico, o médico oftalmologista implanta uma lente intraocular para substituir o cristalino/ catarata retirado. Esta nova lente transparente se torna parte permanente do olho operado, permitindo que os raios de luz passem através dela e sejam direcionados apropriadamente até a retina.

Dra. Kathy Sgrott, médica oftalmologista explica que existem diversos tipos de lentes intraoculares, sendo basicamente divididas de acordo com a graduação de óculos desejada ao final da cirurgia: é possível implantar lentes monofocais - usadas normalmente para dar boa visão para longe e manter ócul os de leitura para atividades realizadas de perto (30 a 50cm) - ou lentes multifocais, que eliminam a necessidade de óculos para longe e perto na maioria das pessoas.

A Clínica Visaderm conta com centro cirúrgico próprio habilitado a realizar cirurgias de catarata com conforto e segurança. Agende sua avaliação!

 

Seu olhar é seu maior cartão de visita!

Os primeiros sinais de envelhecimento surgem na região dos olhos, onde a pele é a mais fina e a musculatura está em constante movimentação. E, com frequencia, o olhar pode ficar com o aspecto cansado, caído, dando a impressão de mais idade. A plástica ocular é uma alternativa para pacientes q buscam essa questão. Ela vai muito além de uma questão estética: também é capaz de melhorar a autoestima. Quando a aparencia deixa de estar cansada ou desanimada após um procedimento, podemos ver um olhar mais jovial, alegre e descansado. Também é importante ressaltar que a plástica ocular pode até mesmo melhorar o campo visual dos pacientes, como ocorre frequentemente nas blefaroplastias e cirurgias de correção de ptose palpebral. 

A Clínica Visaderm conta com centro cirúrgico próprio habilitado a realizar cirurgias de catarata com conforto e segurança. 



Endereços 
Rua Das Nações, N° 440,
Bairro Nações, Indaial - SC
CEP 89.130-000

Rua Sete de Setembro, N° 1433,
Centro, Blumenau -SC
CEP 89.010-203

Contatos
E-mail: contato@visaderm.com.br 
Telefone: (47) 3308-4200
Celular Indaial:
(47) 99900-8019
Celular Blumenau:
(47) 99918-5633



Nossos ideais

Fazer medicina com excelência e tecnologia;

 Ser referência na vida dos seus pacientes;

 Respeitar a ética médica com qualidade em todos os níveis do atendimento.