Diversos são os fatores que causam a queda de cabelos. A genética é o principal fator, porém, alguns hábitos também podem contribuir para a queda, tanto em homens quanto mulheres. O transplante capilar (implante de cabelos da própria pessoa) é uma excelente alternativa para o tratamento da calvície, além de melhorar a autoestima de muitos pacientes.
Existem diversas técnicas para realizar o transplante capilar. Uma das técnicas mais utilizadas atualmente é a FUE (Follicular Unit Extraction), isso porque a técnica traz um resultado muito natural para o paciente, sem cicatrizes visíveis, além de outros benefícios.
Dr. Rafael Reinert, especialista em transplante capilar, explica que o procedimento consiste em retirar as unidades foliculares uma a uma e depois implantar os folículos na região receptora. As raízes são retiradas com punchs — pequenos instrumentos para a extração dos folículos que geram cortes com apenas 1 milímetro —, que auxiliam a retirada sem causar danos ao paciente. Os pontos de onde foram retirados os bulbos fecham-se em média após 7 dias, resultando em uma rápida recuperação para o paciente.
Um ponto bastante interessante da técnica FUE é que os folículos são implantados no paciente um a um, seguindo o desenho original onde estavam os cabelos antes de ocorrer a calvície, desta forma, o procedimento resulta em um aspecto natural para o paciente.
Com o avanço da tecnologia e desenvolvimento do método, é possível alcançar um resultado muito satisfatório para o paciente.
A Clínica Visaderm conta com equipe preparada e especializada em Transplante Capilar além de centro cirúrgico próprio para o procedimento.
O transplante capilar utiliza os cabelos do próprio paciente. Assim não há risco de rejeição. Os fios estão naturalmente agrupados em forma de Unidades Foliculares que podem conter de 1 a 4 fios. Estas unidades são retiradas da parte posterior e implantadas na área calva, recriando o aspecto natural de crescimento do cabelo. Para isso são utilizados lupas e instrumentos bem delicados.
A cirurgia é, geralmente, realizada sob anestesia local e sedação leve. O tempo do procedimento pode variar, mas, em geral, é de longa duração (aproximadamente 6 até 12 horas). O número de horas exatas varia de acordo com a técnica utilizada FUE ou FUT e a quantidade de unidades foliculares transplantadas.
O Transplante Capilar pode ser indicado para pacientes que se incomodam com falhas ou áreas calvas em couro cabeludo, sobrancelhas ou barba. Podem ser áreas de alopecia de origem genética ou causadas por outras lesões e cicatrizes. Está indicado para pacientes que tenham uma área doadora de cabelos suficiente para proporcionar uma redistribuição de fios, mas sem causar falhas de onde foi retirado. A avaliação da área doadora deve ser feita pelo médico e depende, entre outras coisas, da quantidade de cabelos na área doadora e espessura dos fios assim como doenças pré-existentes do paciente. Nossa fonte de cabelos é limitada, por isso a questão matemática é fundamental. É importante ressaltar que pessoas com quantidade baixa de cabelos da área doadora podem fazer coleta de pelo de barba e região torax. Mais importante ainda é saber entender as limitações individuais de cada paciente, e adequá-las às suas expectativas.
O Transplante Capilar FUT (Folicular Unit Transplantation) é uma técnica também chamada de Strip Harvesting, ou retirada de faixa de couro cabeludo. Indicada para casos de calvície profunda, a técnica é vantajosa para quem deseja resultados rápidos com uma única giga sessão.
O Transplante Capilar FUE (Folicular Unit Extration) consiste na obtenção das unidades foliculares individualmente através de um PUNCH (Bisturi Circular), onde existe uma abertura cortante na ponta que é responsável pela retirada dessas unidades. Após a remoção dos folículos, ficam apenas pequenos furos como buracos de agulhas, cicatrizando totalmente de 3 a 7 dias.
Além de devolver volume e densidade à área capilar, a cirurgia de Transplante também pode ser realizada na barba e nas sobrancelhas, reparando falhas indesejadas ou reforçando o desenho natural dos pelos nessas regiões, logo após o transplante de barba já se pode ter uma ideia geral de como ficará o aspecto final, no entanto, o resultado definitivo só pode ser visto após 3 ou 4 meses.
E o robô?
Atualmente o punch robótico utilizado é de 1,8 mm, mais que o dobro dos utilizados na Clínica Visaderm. Além de deixar marcas muito maiores, o robô tem muita dificuldade em retirar unidades foliculares das regiões laterais do couro cabeludo, limitando muito a área doadora, além de não retirar unidades foliculares da barba ou do tórax, por exemplo.
É importante estar com o couro cabeludo saudável quando for realizar a cirurgia, a fim de alcançar melhores resultados.
Após o cirurgia, seu couro cabeludo precisará de procedimentos que auxiliem na cicatrização e nutrição dos folículos transplantadas, para que haja uma otimização do procedimento.
Nesses casos, as terapias capilares são de grande ajuda e influenciam num resultado mais rápido e eficiente.
Utilizamos equipamentos específicos para acelerar o crescimento, ativar a microcirculação sanguínea e otimizar a nutrição folicular.
Dentre eles podemos citar a terapia por Fotobiomodulação, o LED e o infravermelho. Possuem ação anti-inflamatória com redução de edema, ocasiona um aumento da vascularização, melhorando a distribuição de nutrientes, a eliminação de toxinas, acelera o processo de divisão celular e o crescimento epitelial para melhorar a cicatrização. Todos estes efeitos somados levam a diminuição da queda e estimulação do crescimento dos folículos pilosos.
Outra tecnologia é a de Alta frequência. Age estimulando o fluxo dos vasos capilares acelerando o metabolismo e melhorando a oxigenação tissular. Tem ainda ação bactericida devido à ozonização.
RIGENERA: Inovação minimamente invasiva que está revolucionando o mundo capilar!
A Visaderm é a primeira clínica de Santa Catarina a possuir essa tecnologia.
Com tecnologia de Microenxertos Autólogos®️, o Rigenera é um método inovador, simples e eficaz para a melhora da qualidade e aumento do volume do cabelo. O protocolo AMT ®️ baseia-se na ativação de células progenitoras nativas localizadas nos tecidos homólogos, através de um processo totalmente seguro, sem riscos para o paciente e com grande potencial.